AMARRA PRINCIPAL


AMARRA PRINCIPAL

Ancorar uma embarcação, por mais simples que pareça, é uma operação delicada, técnica e importante para a segurança de quem navega.

A expertise do homem do mar somada aos equipamentos de ancoragem corretos e bem dimensionados têm uma relevante importância na integridade da embarcação e na segurança de seus tripulantes.

ENTENDA COM MAIS DETALHES OS TIPOS DE AMARRA PRINCIPAL


AMARRA PRINCIPAL

Cabo de fibra sintética + corrente

Sem dúvida nenhuma é a melhor opção de sistema de ancoragem para embarcações de médio porte, porque combina a leveza de todo o sistema com a facilidade de manuseio, alta capacidade de absorção de energia, produzida pela elasticidade da fibra, e a grande resistência ao atrito da corrente junto ao fundo do mar.

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Cabo de fibra sintética

Aqui, toda a mobilidade e dinâmica do sistema de ancoragem é possível graças ao alongamento da fibra sintética e construção do cabo.
Indicada para embarcações de pequeno porte e para localidades com fundo arenoso.
As desvantagens desse modelo são o atrito e o efeito abrasivo sofrido pelo cabo com fundos rochosos e superfícies pontiagudas do leito do mar, rios e lagos.

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Corrente

Parte do conceito que utiliza o efeito catenária produzido pelo peso da corrente para reduzir as cargas transmitidas da âncora para a embarcação.
As desvantagens começam pelo excesso de peso no barco, na dificuldade de manuseio e na transmissão de elevadas cargas à embarcação, principalmente, no caso de tempestades e ventos fortes.
A utilização dos sistemas 100% correntes na âncora principal é comum em embarcações de grande porte (a partir de 50 pés).

Amarra principal mista

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AMARRA MISTA – Cabo Poliéster + Corrente calibrada

Produtos:

  • Cabo torcido 3 pernas de Poliéster AT, cor branca, ISO 2307/1441.
  • Corrente calibrada, galvanizada a fogo ou inox, DIN 766.
Acabamento:

  • Uma extremidade do cabo é costurado no último elo da corrente com uma costura cônica especial para uso em guincho.
  • A outra extremidade com uma pequena alça para fixação no barco.